Educação Fisica
*Benefícios das Atividades Aquáticas para portadores de necessidades especiais*


A natação é considerada umas das melhores atividades físicas, ela movimenta praticamente todos os músculos e articulações do corpo, apresenta benefícios fisiológicos sobre os sistemas cardiovascular, respiratório e locomotor, e se tratando de pessoas portadoras de deficiência, juntamente com grande dificuldade de equilíbrio e desenvolvimento, as características da água como alta viscosidade, contribui para a realização de exercícios de educação ou reeducação motora, proporcionando-lhes maior segurança na execução dos movimentos, muitos pensam, que a natação é uma atividade solitária e extremamente individualista. Segundo Lépore (2000), “atividades aquáticas” é também um processo de aprendizagem de socialização, a necessidade do portador de deficiência aprender a galgar degrau a degrau, inicialmente, relacionando-se indivíduo-objeto para depois pessoa-pessoa e, por último, o indivíduo interagindo com o grupo. As atividades aquáticas devem proporcionar ao indivíduo situações de desenvolvimento de atividades em pequenos e grandes grupos, estimulando assim as experiências corporais, a integração e o convívio social.

Lúdico

O Lúdico

De acordo com J. Huizinga , o lúdico faz parte da atividade humana, visto como várias formas de manifestações culturais , caracteriza-se por ser espontâneo e satisfatório. Na atividade lúdica não importa o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.

O jogo e a brincadeira fazem parte da vida da criança.

Homo Ludens-O homem que brinca.
J. Huizinga


Caracteristicas de um jogo Ludico:

- Competição
- Instinto
- Religiosidade
- Seriedade
- Espontâneo (Livre)
- Regras
- Diversão
- Prazer
- Tempo e espaço definido



'' O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois, o ser humano apresenta uma tendência lúdica" (1987 p. 14)

Atividades Lúdicas na educação da criança-1987
Leonor RIZZI e Célia Regina HAYDT